A AFAS se orgulha em apoiar projetos sociais que tem grande impacto junto a sociedade. Com a ajuda dos nossos mantenedores realizamos apoio aos projetos ativos que além de formar uma sociedade mais justa também auxilia no desenvolvimento de todas as pessoas.

Atualmente a AFAS apoia ativamente os seguintes projetos:

Semente de Paz

A Comunidade Terapêutica Semente de Paz, localizada em de Coronel Murta foi o projeto piloto do Militar Que Eu quero Ser, o trabalho desenvolvido pelo militar que doava seu tempo livre para dedicar ao projeto foi inspiração para a AFAS em garimpar novos projetos liderado por militares junto a comunidade. A AFAS apoia o projeto desde de 2015 para que a semente continue a crescer.

Inaper

O Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua – INAPER – surgiu, em 2016, com poucos recursos e muita força de vontade para levar acolhimento à população carente e, hoje, atende cerca de 60 pessoas por dia de funcionamento. A AFAS apoia a atuação do INAPER junto a comunidade desde de 2019.

Equoterapia Gileade

O Instituto de Equitação e Equoterapia Gileade – Ineeg ou Projeto da Equoterapia Barreiro/BH foi idealizado em parceria com o RCAT da PMMG desde 2017. O Projeto visa amenizar a situação de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, público este que foi elencado pelo instinto Ministério de Desenvolvimento Social, como prioritário para Política Nacional de Assistência Social.

O atendimento na Equoterapia é precedido de diagnóstico, indicação médica e avaliação por profissionais das áreas de saúde, educação e equitação, visando traçar um plano de intervenção individual. O cavalo é utilizado para fins terapêuticos, devido ao seu movimento tridimensional, bem como sua docilidade, porte, força, estabelecendo vínculos importantes com o praticante, desenvolvendo o equilíbrio, a força e tônus muscular, a afetividade, e autoestima

Na esfera social a Equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o praticante mais sociável, melhorando sua auto- estima, facilitando o fortalecimento de vínculos familiares e
sociais. Pôde-se verificar que a Equoterapia, através do cavalo, é capaz
de proporcionar um desenvolvimento biopsicossocial muito mais rápido do que em terapias convencionais.

CERCAT

O Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes da Policia Militar de Minas Gerais desenvolve o projeto de atividade de equoterapia gratuita pela Policia Militar de Minas Gerais, como forma de maximizar os atendimentos e desenvolver novas praticas a AFAS se mantem como parceira desde de 2010. Em 2015 atuou como captação de recursos para cobertura do Centro de Equoterapia para dobrar o número de atendimentos com a Campanha Torcida Mais Solidária. Atualmente a AFAS fornece profissionais para exercerem atividades direta no CERCAT ajudando ainda mais a sociedade mineira.